terça-feira, 2 de junho de 2009

Twitter: maioria dos usuários é jovem, conectada e se interessa por campanhas

O perfil médio de usuários do microblog Twitter é formado por homens (61%), na faixa de 21 a 30 anos de idade, solteiros, do eixo Rio-São Paulo. É o que mostra uma pesquisa realizada pela agência de marketing promocional, Bullet, com 3.268 usuários brasileiros do serviço, entre 27 e 29 de abril. A avaliação mostra que os usuários do Twitter são altamente conectados - passam 46,6 horas por semana na internet - e usam outras ferramentas de web 2.0. Além disso, quase 60% dos usuários são formadores de opinião e possuem seu próprio blog.> 10 ferramentas para o TwitterO levantamento também traz uma boa notícia para empresas que desejam promover ações no microblog. A maioria dos entrevistados (53,6%) acha interessante a realização de ações publicitárias na ferramenta, desde que sejam relevantes e 51% nunca participaram de ações promocionais no Twitter, mas têm interesse. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.Comportamento e uso do TwitterQuanto ao número de 'tweets', 33% dos usuários afirmam que mandam no máximo 5 mensagens por dia, enquanto 21% mandam entre 6 e 10 atualizações diariamente. Aqueles que mandam mais de 20 updates por dia são pouco mais de 6%.A média de 'followers', ou seja, o número de pessoas que seguem o perfil dos usuários pesquisados é 158 pessoas. Pela pesquisa, na média, cada usuário segue 111 perfis.A pergunta "What are you doing?", que originou o Twitter, só é lembrada por alguns usuários. Cerca de 38% usa o serviço para dizer "o que está fazendo". Compartilhar informações e links é a principal atividade de quase 80% dos usuários. Para 70% dos usuários, o Twitter também serve para compartilhar informações e críticas. Esse dado é confirmado por outra pergunta da pesquisa, na qual 97% dos usuários dizem clicar nos links enviados pelos perfis a quem seguem. Outros 43% dizem tentar responder todos os @replies que recebem.
Quer perceber como o Twitter ocupou espaço determinante na "vida digital" de muitos usuários? De acordo com a pesquisa, 53% dos usuários assumem ter deixado de usar outras ferramentas sociais - ou diminuído sua frequência de uso - por causa do Twitter.
Twitter no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário