quinta-feira, 4 de junho de 2009

Palm precisa afinar recursos do Pre para enfrentar iPhone




Por Sinead Carew
NOVA YORK (Reuters) - O aguardado Pre traz algumas boas novidades, mas a Palm ainda tem muito a fazer se o aparelho pretende se tornar concorrente sério do iPhone.
Ele atendeu a algumas das minhas expectativas, mas deixou a desejar quanto a outras, nos poucos dias de teste que realizei com o aparelho.
A interface parece nova e interessante, com recursos atraentes. Mas recursos como ver fotos e navegar online podem ser lentos e a integração com redes sociais não é tão extensa quanto eu esperava.
MENSAGENS
Talvez a maior novidade do Pre seja a forma pela qual ele conduz mensagens. É possível trocar mensagens de texto com os contatos telefônicos a partir de qualquer aplicativo, e também conversar via mensagens instantâneas com amigos equipados com o Google Talk ou o AOL Instant Messenger.
Outro recurso é um sistema de alerta que apresenta a primeira linha de novas mensagens na porção inferior da tela, não importa o que mais o usuário esteja fazendo naquele momento com o aparelho.
Quem procura uma alternativa ao BlackBerry pode ficar feliz em saber que uma vez que um email é aberto é muito fácil baixar um documento ou PDF e ampliar o texto na tela.
CORTAR, COPIAR E COLAR
Ao contrário dos iPhones atuais, o Pre permite copiar e colar, mas os controles são mais difíceis de usar que os de um BlackBerry, que emprega um simples controle de rolagem para a seleção de texto.
FACEBOOK
Uma das promessas mais animadoras da Palm era a integração com serviços de redes sociais como o Facebook, mas ela parece limitada, ao menos inicialmente.
O usuário pode acrescentar amigos do Facebook à sua lista de contatos telefônicos, mas não escrever para eles diretamente da lista de contatos. Para fazer isso, é preciso usar o browser do Pre.
FOTOS
O Pre tem uma câmera de três megapixels que pode ser usada em modo horizontal ou vertical e foi possível fazer boas imagens com ela.
Entretanto, o maior problema foi a tela que exibe as imagens. O Pre é projetado para permitir que o usuário veja as fotos armazenadas ao passar o dedo pela tela. Na prática, foi preciso até 10 segundos para que cada foto se torna-se clara e sem pixels aparentes, diferente do que ocorre no iPhone.
MULTITAREFA
O Pre facilita as multitarefas, ou seja, manter diferentes aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto no iPhone é necessário abrir um aplicativo e fechar outro. Além disso, os diversos aplicativos abertos são mostrados de forma divertida, como uma série de cartões lado a lado na tela. Para selecionar o desejado, passe o dedo sobre ele e bata na tela. Para fechar um aplicativo, basta deslizar o dedo verticalmente pela tela.
No teste foi possível abrir entre 8 e 12 aplicativos, dependendo da sofisticação deles. O serviço de vídeo do YouTube para exigir mais que outros aplicativos. Quando estava com oito programas abertos, incluindo o YouTube, uma mensagem foi exibida indicando que havia muitos aplicativos abertos.
BATERIA E VELOCIDADE DE REDE
Não medi a duração da carga da bateria cientificamente, mas as indicações são preocupantes: depois de uma noite de carga e de uma manhã de uso, a bateria se esgotou às 13h.
Um email da Palm explicou que desligar o recurso de mensagens instantâneas ajuda a economizar energia. Soa como um conselho, mas é difícil ouvir que o recurso mais interessante do aparelho drene sua bateria.
A velocidade de dados na rede da Sprint Nextel é variável. A Palm recomenda o uso de conexões WiFi com a Web sempre que possível, mas elas nem sempre estão disponíveis em todo lugar.

Nintendo apresenta poucas novidades na E3

A Nintendo não mostrou nada revolucionário. Confortável com sua liderança no mercado, a empresa japonesa preferiu investir no que é certo em vez de arriscar suas fichas em algo mais radical. A filosofia da Nintendo é claro: todos são jogadores em diferentes níveis. E são esses jogadores que ela quer. Resta saber se toda essa massa de jogadores latentes realmente irá ser cativada a jogar, e principalmente, continuará a comprar jogos depois de jogar por alguns minutos.

Movimento realista
A Nintendo finalmente liberou mais informações sobre os games compatíveis com o Wii Motion Plus, um acessório que refina bastante a captação de movimentos do controle do Wii. Tudo seria muito impressionante, mas a apresentação da Nintendo foi completamente obliterada pelo anúncio da Microsoft do Projeto Natal, no dia anterior. Mesmo em desvantagem técnica, o acessório se mostrou bastante promissor, especialmente na simulação de esgrima samurai, onde a menor torção de pulso ao desferir um golpe modifica totalmente o corte da espada virtual, exatamente como acontece com uma espada verdadeira.
Popularidade da Nokia está menor entre os adolescentes, segundo uma pesquisa da rede social Habbo Hotel. Dos 112.000 jovens em 30 países que participaram do levantamento, 21% apontou a Nokia como marca preferida de celular. No ano passado, esse índice era de 29%.
Essa porcentagem, entretanto, pode ser maior, pois a pesquisa não levou em consideração dados de importantes mercados emergentes, como a Índia e a China, onde a Nokia lidera o setor. Em segundo lugar, aparece a Sony Ericson, com 18% da preferência. A Motorola caiu da terceira para a sexta colocação, ultrapassada pela Samsung Electronics, LG e Apple.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Nokia N97 é lançado mundialmente

A Nokia começa a vender seu novo smartphone Nokia N97 em 75 países nesta terça-feira (02/06), anunciou a fabricante finlandesa de celulares nesta terça-feira (02/06). O Brasil receberá o aparelho no segundo semestre deste ano, informou a subsidiária da empresa ao IDG Now!. Veja também:> Fotos do Nokia N97> N97: Primeiras impressões> N97 x iPhone: aumenta briga por recursosCom tela sensível ao toque de 3,5 polegadas, integração com mapas e redes sociais, o N97 é a aposta da Nokia para rivalizar com smartphones avançados como o iPhone, da Apple, o BlackBerry Storm, da Research in Motion, e o Palm Pre, que chega aos Estados Unidos no dia 6 de junho. A chegada do N97 aos Estados Unidos e à Europa estava prevista em meados de maio. No Reino Unido, o celular começou a ser oferecido para pré-venda, em 18 de maio, por 499 libras (equivalente a 757 dólares).Entre os recursos do Nokia N97 ainda destacam-se câmera digital de 5 megapixels, teclado QWERTY, conexão de alta velocidade à internet (HSDPA), Wi-Fi e Bluetooth. O aparelho é o primeiro a contar com um aplicativo de acesso à recém-lançada loja de aplicativos Ovi Store, da Nokia. O novo smartphone já oferece widgets (aplicativos) para redes sociais como Facebook e Hi5, além de serviços de notícias como Associated Press, Bloomberg e Reuters. O celular conta com 32 Gigabytes de capacidade de armazenamento, que pode ser ampliada para 48GB com um cartão de memória microSD. Os vídeos e fotos feitos pelo celular, que conta com lentes Carl Zeiss, podem ser marcados em localizações específicas do usuário ou publicados na internet pelos serviços Ovi Share, Twitter ou Flickr

Twitter: maioria dos usuários é jovem, conectada e se interessa por campanhas

O perfil médio de usuários do microblog Twitter é formado por homens (61%), na faixa de 21 a 30 anos de idade, solteiros, do eixo Rio-São Paulo. É o que mostra uma pesquisa realizada pela agência de marketing promocional, Bullet, com 3.268 usuários brasileiros do serviço, entre 27 e 29 de abril. A avaliação mostra que os usuários do Twitter são altamente conectados - passam 46,6 horas por semana na internet - e usam outras ferramentas de web 2.0. Além disso, quase 60% dos usuários são formadores de opinião e possuem seu próprio blog.> 10 ferramentas para o TwitterO levantamento também traz uma boa notícia para empresas que desejam promover ações no microblog. A maioria dos entrevistados (53,6%) acha interessante a realização de ações publicitárias na ferramenta, desde que sejam relevantes e 51% nunca participaram de ações promocionais no Twitter, mas têm interesse. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.Comportamento e uso do TwitterQuanto ao número de 'tweets', 33% dos usuários afirmam que mandam no máximo 5 mensagens por dia, enquanto 21% mandam entre 6 e 10 atualizações diariamente. Aqueles que mandam mais de 20 updates por dia são pouco mais de 6%.A média de 'followers', ou seja, o número de pessoas que seguem o perfil dos usuários pesquisados é 158 pessoas. Pela pesquisa, na média, cada usuário segue 111 perfis.A pergunta "What are you doing?", que originou o Twitter, só é lembrada por alguns usuários. Cerca de 38% usa o serviço para dizer "o que está fazendo". Compartilhar informações e links é a principal atividade de quase 80% dos usuários. Para 70% dos usuários, o Twitter também serve para compartilhar informações e críticas. Esse dado é confirmado por outra pergunta da pesquisa, na qual 97% dos usuários dizem clicar nos links enviados pelos perfis a quem seguem. Outros 43% dizem tentar responder todos os @replies que recebem.
Quer perceber como o Twitter ocupou espaço determinante na "vida digital" de muitos usuários? De acordo com a pesquisa, 53% dos usuários assumem ter deixado de usar outras ferramentas sociais - ou diminuído sua frequência de uso - por causa do Twitter.
Twitter no Brasil